O PNPC é uma iniciativa da Rede de Controle da Gestão Pública para ajudar os gestores na melhoria dos controles e da integridade das organizações. O programa não tem caráter punitivo, tampouco classificatório, e é voltado a todos os gestores das organizações públicas das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação. O seu objetivo é reduzir os níveis de fraude e de corrupção no Brasil a patamares similares aos dos países mais desenvolvidos do mundo.
As organizações públicas que aderem ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), da Rede de Controle da Gestão Pública, recebem a marca de participantes como forma de demonstração pública do seu compromisso com o controle e integridade das suas rotinas. O PNPC é uma iniciativa inédita da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução da Rede de Controle da Gestão Pública, por meio do TCU e da Controladoria Geral da União (CGU).
Como funciona o programa
A metodologia do programa consiste na análise de cinco mecanismos, sendo eles prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento. Cada um é associado a um conjunto de práticas, normativas, documentos e atividades nos níveis operacionais, contribuindo para que o gestor tenha mais segurança em suas decisões. A relação das instituições participantes pode ser conferida em www.redecontrole.gov.br.