Prefeitura do Assú conclui serviço de escavação de valas do Aterro Controlado

Empreendimento estruturante que resultou de acordo pactuado formalmente com o Ministério Público Estadual – MPE, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA e a Procuradoria Geral do Estado – PGE, tendo sua execução a cargo da empresa S. B. da Silva Comércio e Serviços EPP, vencedora da licitação pública com este fim, ocorrida no mês de maio de 2018, num investimento de R$ 251.737,30, a construção do Aterro Controlado do município, prioridade determinada pelo prefeito Gustavo Montenegro Soares, está finalizando a última etapa antes de seu efetivo funcionamento. Sob supervisão da pasta municipal de Obras, está sendo finalizada a escavação dos núcleos de captação de resíduos sólidos.

A ação sucedeu ao trabalho de sondagem SPT da área na qual os detritos e lixo em geral serão depositados, no interior do Aterro Controlado.  A sondagem SPT é executada no transcorrer da sondagem à percussão, com o propósito de obter índices de resistência na penetração do solo. Consiste no reconhecimento dos tipos de solos e as respectivas espessuras de cada camada do terreno. Depois desta fase, a Prefeitura trabalhou na confecção do projeto de escavação das células (valas) e, por fim, na execução da obra de engenharia, o que possibilita o recebimento do lixo e demais resíduos sólidos. Encerrado todo este processo, o Aterro estará em condição de ser imediatamente utilizado, garantindo a eliminação do lixão hoje existente no Assú.

Imagens: Alex Silva/Assessoria