Prefeitura e Hospital Regional incrementarão ações contra o COVID-19 em Assú

O aperfeiçoamento do esforço que visa minimizar as consequências da pandemia do coronavírus (COVID-19) no âmbito do município do Assú esteve em debate num encontro de trabalho vivenciado no final da tarde desta segunda-feira, dia 30, no gabinete do prefeito Gustavo Montenegro Soares. Para tratar de tal assunto o gestor recebeu a secretária municipal de Saúde, Viviane Lima; o diretor geral do Hospital Regional Dr. Nélson Inácio dos Santos, Alberto Luiz Trigueiro; o diretor administrativo-financeiro da unidade hospitalar, Francisco Soares; e, a diretora geral do Pronto Socorro Municipal, Luciana Carvalho.

O fluxo de atividades que objetivam fortalecer a estrutura de prevenção e combate ao COVID-19 bem como as ações de responsabilidade de cada ente em relação à questão foram amplamente discutidos durante a reunião. A secretária municipal de Saúde, Viviane Lima, disse que, mediante autorização e aprovação do prefeito Gustavo Soares, nos próximos 30 dias a Prefeitura do Assú colocará em operação a Área Vermelha da UPA 24 Horas – Dr. Milton Marques de Medeiros, no bairro Alto São Francisco, dispondo de dois respiradores pulmonares, para garantir retaguarda e qualificação à Porta de Emergência.

O Hospital Regional (e consequentemente a Secretaria Estadual de Saúde Pública – SESAP) se responsabilizará pelo suporte dos casos de internação hospitalar de pacientes de baixo risco, cabendo ainda ao órgão estadual providenciar o atendimento aos pacientes de alto risco, referenciando-os na instância do Hospital Giselda Trigueiro, na capital do estado, bem como nas demais unidades similares que são consideradas polo de referência para o acolhimento de demandas que envolvam pessoas acometidas de contaminação pelo coronavírus e outras doenças infectocontagiosas no contexto do Rio Grande do Norte.

Imagem: Vagner Soares