Facebook
TEMPO ASSÚ
Algum sol
38°C
 
21 de agosto de 2018 - Em:

Prefeitura e LMCC promoverão no exame preventivo de câncer de pele sábado

Após a primeira experiência, ocorrida dia 11 deste mês no interior do Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, onde 30 (trinta) pacientes com suspeita de câncer de pele foram examinados pelo médico Jorge Alberto de Souza, da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer – LMECC, através do convênio entre tal organização e a Prefeitura do Assú, via Secretaria Municipal de Saúde, uma segunda etapa de avaliação-diagnóstico acontecerá neste próximo sábado, dia 25, no mesmo local. A informação é prestada pela secretária de Saúde, Viviane Lima.

 

Outras 30 (trinta) pessoas igualmente identificadas mediante processo de triagem realizado pelas equipes da pasta serão analisadas clinicamente. Os pacientes já diagnosticados terão todos os exames pré-operatórios garantidos e o tratamento através da Liga. A parceria entre a Prefeitura e a LMECC visa assegurar o atendimento de indivíduos submetidos à prevenção, diagnóstico e tratamento de neoplasias e foi concretizada por meio do Convênio nº 002/2018 firmado em abril deste ano, assinado pelo prefeito Gustavo Soares e a direção geral da LMECC. A dotação financeira é de R$ 150 mil.

 

O contrato ainda possibilita exames de apoio à diagnose de média e alta complexidade, ambulatoriais e hospitalares, ofertados a quem não for assistido por prestadores do Sistema Único de Saúde – SUS conveniados por meio de Programação Pactuada Integrada – PPI, como forma de garantir o princípio da integralidade prevista no SUS. A secretária Viviane Lima explicou que neste primeiro instante a ação realiza uma criteriosa busca ativa com referência a ocorrências de câncer de pele. Entretanto, deixou claro que a administração pretende evoluir a prestação de serviços para outras variedades da doença.

Imagem : Reprodução