Prefeitura participa de reunião sobre Consórcios Interfederativos de Saúde

A Prefeitura Municipal do Assú participou de uma reunião que tratou sobre a criação do Consórcio Interfederativo de Saúde do Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 07 de julho, no Auditório da Governadoria em Natal.

O prefeito Gustavo Soares, em nome do município, esteve no evento oficial, que foi conduzido pela governadora do estado, Fátima Bezerra, e pelo secretário de estado da saúde pública, Cipriano Maia de Vasconcelos, além de ter contado com a presença de outros líderes de cidades potiguares.

Os gestores trataram da implantação dos Consórcios Interfederativos de Saúde e o Governo do Estado apresentou parte dos estudos e propostas de encaminhamento para essa criação, que visa reunir os municípios em grupos para financiamento da implantação de serviços de saúde nas regiões, diminuindo custos e ampliando o acesso da população aos serviços de média e alta complexidade e outros.

O plano é de que até dezembro sejam finalizados os processos para a formalização dos Consórcios nas várias regiões, inclusive no Vale do Açu, para iniciar o funcionamento em 2022.

O prefeito Gustavo Soares destacou que a implantação dos Consórcios é um grande feito da governadora Fátima Bezerra. “Quando se tem a união de todos os políticos, tem solução. Nosso estado está passando pelo melhor momento [da pandemia] para um futuro melhor. Temos hoje as ferramentas para estarmos unidos e caminharmos de maneira mais justa. Sou médico e funcionário público, estou como prefeito, e sei bem de perto como a saúde se transformou. Hoje, a cidade do Assú tem estrutura física para fazer cirurgias, as pessoas não precisam mais se deslocar para serem atendidas. O Governo do Estado está presente em cada município de forma muito forte, interiorizando o estado. Que possamos nos unir, como foi na pandemia, e continuarmos a parceria com os Consórcios”, afirmou o chefe do executivo.