Facebook
14 de maio de 2015 - Em:

Prefeitura realiza mobilização contra exploração sexual de crianças e adolescentes

O dia 18 de maio é lembrado no Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma campanha que tem por finalidade destacar a data no sentido de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente, inclusive com a realização de denúncias em casos de violência.
Fortalecendo a rede de aliados nessa luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, a prefeitura do Assú através da secretaria municipal de Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), programaram um calendário de atividades contemplando a luta.
São parceiros do evento com a prefeitura do Assú, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Grupos de Escoteiros e Projetos Agir e Janduís.
A data instituída pela Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, através de uma ação do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, foi escolhida em função de um crime que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Serra, vizinha à cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Sanches Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada. Os suspeitos do crime eram pessoas ligadas a duas famílias ricas do Espírito Santo e, apesar da repercussão e da cobertura da mídia, o caso ficou impune.
Em Assú, a data será lembrada com a realização de uma série de atividade, incluindo palestra, pit-stop, exibição de filmes e uma caminhada pública. A secretária de Desenvolvimento Social da prefeitura do Assú, Delkiza Cavalcante, informa que a programação será aberta oficialmente na segunda-feira (18), às 19h, no Cine Teatro Pedro Amorim, com a palestra da doutora em Ciências Sociais pela UFRN, Glaúcia Helena Araújo Russo, tratando sobre “O papel dos sujeitos no trato do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes”. Já a caminhada acontece sexta-feira, dia 22, com saída às 7h30 da avenida  Senador João Câmara (Centro Clínico Municipal) com destino e encerramento na  praça São João Batista, no Centro da cidade.
___________________________
Assessoria de Projetos Especiais (Sec. de Governo)
Prefeitura Municipal do Assú/RN
Alderi Dantas (84) 9419 2427


 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras