Facebook Facebook

Programa de coleta de baterias e pilhas usadas será intensificada em Assú

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente vem desenvolvendo campanhas de recolhimento de diversos materiais considerados prejudiciais ao meio ambiente, como por exemplo, a campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos, e das pilhas e baterias usadas.

O objetivo destas campanhas é recolher materiais que possuem substâncias químicas que prejudicam o meio ambiente, fazendo o descarte adequado, sem custo para a comunidade.

 A campanha de recolhimento de pilhas e baterias, realizada em parceria com a empresa MicroFácil é permanente e vem contando com a adesão popular e retirando cada vez mais de circulação produtos prejudiciais ao meio ambiente. Por isso, se você possui pilhas e baterias sem uso, descarte corretamente, utilizando os pontos de coleta na MicroFacil, no Centro Administrativo Municipal,

​ na Escola JK,​

em Judson Celular, no Posto Frei Damião/Frutilândia e na Rádio Princesa do Vale.

Somente no mês de Julho foram recolhidos 622 itens entre: pilhas, baterias, celulares e carregadores. De acordo com o secretário adjunto de meio ambiente Reci Oliveira, este número ainda é muito pouco para a quantidade de material jogado no lixo: “sabemos que precisamos conscientizar cada vez mais a população sobre a importância de dar um destino certo a esses materiais, vamos fortalecer esse trabalho intensificando a divulgação nas escolas, nos meios de comunicação e aumentando o número de postos de coleta”. Ressaltou o secretário.

Por que descartar pilhas e baterias adequadamente:

– Baterias e pilhas contêm metais pesados altamente nocivos. Uma pilha jogada no chão, por exemplo, pode estourar e vazar líquido tóxico que se acumula na natureza sem decomposição, causando danos irreversíveis ao meio ambiente, a saúde humana e animal.

As pilhas possuem substâncias como mercúrio e chumbo que contaminam o solo e atingem o lençol freático até chegarem  aos nossos alimentos e a água que bebemos. Substâncias estas, que podem levar a anemia, problemas neurológicos e também ao desenvolvimento de cânceres.

SEACOM – PMA

 

 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Pular para o conteúdo