Facebook
19 de abril de 2017 -

Representação de Assú participa do Encontro Regional de Gestores do Nordeste do CONGEMAS

Uma delegação da pasta de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação está presente, nestas terça e quarta, dias 18 e 19 de abril, à programação do Encontro Regional de Gestores do Nordeste, uma realização do CONGEMAS-Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. O evento tem sua programação vivenciada em João Pessoa, capital paraibana, e conta com a participação de mais de 1.300 representantes de cidades de todo o Nordeste. O evento registra a presença da presidente do CONGEMAS, Vanda Anselmo, dentre outras autoridades da área da Assistência Social da região e do país.

Segundo a secretária Helenora Rocha, que chefia a comitiva assuense, o evento é de suma importância para debater ações que contribuam para o fortalecimento do SUAS-Sistema Único da Assistência Social. O cronograma desta terça-feira foi marcado pela realização de diversos minicursos: Gestão do SUAS; Proteção Social Básica; Proteção Especial de Média e Alta Complexidade; Cadastro Único e os Programas de Transferência de Renda; A Participação Popular e o Controle Social no SUAS.; e, Execução Orçamentária e Financeira. A agenda desta terça ainda contou com uma apresentação do “Redesenho do Programa ACESSUAS Trabalho”.

O conteúdo da quarta-feira terá, dentre outros eventos, o painel “O Plano
Decenal de Assistência Social: compromisso na defesa dos direitos e com a efetivação do SUAS”; a mesa redonda sobre “O novo Regime Fiscal, as implicações para a política de Assistência Social no Brasil e o impacto para a efetivação do Pacto Federativo no contexto do Plano Decenal 2016/2026”; Grupos de Trabalho sobre “Avanços e desafios para as gestões municipais, na perspectiva da garantia dos direitos socioassistenciais e efetivação do SUAS (mapeamento das gestões municipais e estratégias para  elaboração da Agenda CONGEMAS)”; e, finalizando, o painel “A convivência com o semiárido e suas implicações no SUAS (discutir os efeitos dos períodos de estiagem, suas implicações na vida dos nordestinos e os limites e possibilidades da garantia de direitos a partir do SUAS)”.

 Fotos: Assessoria



 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras