Reservatório do programa “Cisternas nas Escolas” já está pronto em Bela Vista Piató

O primeiro reservatório fruto da parceria da Prefeitura do Assú e o Governo Federal através do programa institucional “Cisternas nas Escolas” já teve sua construção totalmente pronta. A estrutura foi edificada na Escola Municipal Senador Georgino Avelino, na comunidade quilombola de Bela Vista Piató. Conforme a secretária municipal de Educação e Cultura, Shirley Pinto, além desta povoação rural, unidades escolares de outras localidades também serão beneficiadas. São elas: Riacho, Cumbe, Cruzeiro, Mendubim II, Olho D’Água Piató, Areia Branca Piató, Palheiros II, Santo Antônio, Porto Piató, Linda Flor e Sítio Casa Forte.

Apresentada oficialmente no dia 3 de setembro passado em solenidade ocorrida na cidade de Apodi, a nova etapa do programa “Cisternas nas Escolas” para o Oeste do estado teve o Assú como município com maior quantidade de estabelecimentos educacionais beneficiados na região: serão 12 equipamentos que atenderão igual número de unidades de ensino na área rural. Presente ao ato, a secretária assinou o Termo de Compromisso para a montagem dos recipientes hídricos com o Centro de Desenvolvimento da Agricultura Familiar Terra Viva, responsável pela execução da iniciativa na região.

O Assú obteve credenciamento perante o Ministério da Cidadania para a implementação dos citados depósitos. A ação tem como objetivo proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para atender às necessidades de alunos e professores de escolas da zona rural em localidades com dificuldade de acesso à água. A secretária municipal declara que a tecnologia social se constitui numa cisterna de placas de cimento com capacidade para armazenar até 52 mil litros, com captação da água da chuva a partir do telhado da escola. A água armazenada supre as necessidades – beber e cozinhar – durante até oito meses.

Imagens: Alex Silva