Facebook
29 de julho de 2018 - Em:

Saúde fortalece ações em prol de diagnóstico precoce de hepatites virais

Seguindo orientação advinda da Secretaria Municipal de Saúde, os postos de atendimento do município, nos espaços urbanos e rurais, estão engajados ao Julho Amarelo, no qual ocorre a intensificação das campanhas e esclarecimentos com relação ao diagnóstico de hepatites virais. “Estas ações são válidas para que se possa conseguir uma maior conscientização das pessoas no sentido de realizar os exames preventivos e que podem contribuir na identificação das doenças”, observou a secretária de Saúde em exercício, Lilian Fagundes.

 

Uma atividade com este objetivo ocorreu na quinta-feira, 26, com a participação dos profissionais da Equipe de Saúde da Família – ESF do bairro Vertentes. Os servidores foram às ruas promover panfletagem e difusão de informações sobre as hepatites virais. Durante todo o mês de julho várias unidades de saúde em parcerias com órgãos de saúde, secretarias, hospitais e universidades em todo o país realizam ações para oferecer a população testes para a detecção de hepatites virais, devido à campanha Julho Amarelo.

 

A Organização Mundial da Saúde – OMS estima que no mundo existam mais de 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C. A Hepatite é um tipo de inflamação que afeta o fígado, comprometendo seu funcionamento e aumentando o risco de aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. 28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a data foi instituída pela Organização Pan-Americana da Saúde em 2010 e visa a conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.

Imagens : Reprodução



 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras