Facebook
17 de abril de 2017 -

Secretaria de Saúde disponibiliza repelentes para gestantes contempladas pelo Bolsa Família

As mulheres gestantes do Assú inscritas no programa Bolsa Família já estão tendo acesso aos repelentes oriundos do Ministério da Saúde para ajudar na prevenção contra as doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, dentre as quais a dengue, zika e chikyngunya. O produto foi encaminhado para todos os municípios do país para atender ao citado público-alvo, explica a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Isabel Guilherme.

A dirigente enfatizou que a entrega do produto é uma estratégia de prevenção de doenças causadas pelo inseto, como dengue, chikungunya e zika vírus, objetivando, dessa forma, diminuir o nascimento de bebês com problemas de saúde congênitos, como a Microcefalia (principal anormalidade associada ao zika). Maria Isabel explicou que o produto deve ser aplicado nas áreas expostas do corpo, evitando contato com a região dos olhos e boca, e a proteção dura cerca de dez horas.

A distribuição dos repelentes é realizada através das unidades do programa ESF-Estratégia de Saúde da Família do município. Cada gestante recebe dois frascos por mês até o término da gestação. Além do cadastro no Programa Bolsa Família, a gestante deve estar realizando adequadamente o pré-natal. A diretora de Atenção Básica ressaltou que as beneficiárias do programa Bolsa Família estão sendo priorizadas por conta da situação de vulnerabilidade socioeconômica das famílias cadastradas.

Foto: Reprodução



 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras