Facebook Facebook

Secretaria de Saúde do Assu promove capacitação para os profissionais do município.

A Secretaria de Saúde de Assú promoveu nos dias 07 e 08 de outubro, no Pólo da Academia da Saúde, o Curso de Formação de Executor em Teste Rápido de Sífilis, HIV e Hepatite B, voltado para os enfermeiros atuantes no município.

O objetivo do curso é capacitar enfermeiros atuantes nos diversos níveis de atenção à saúde para o acolhimento, aconselhamento e realização de testes rápidos, importantes para o diagnóstico precoce de sífilis, HIV e hepatite B. A partir desta medida é possível a captação oportuna e o tratamento eficaz das doenças.

A programação contou com a abordagem clínica e epidemiológica pela enfermeira Lívia Pinto, sanitarista, responsável técnica pelo Núcleo de Epidemiologia do Hospital Rafael Fernandes; pré e pós aconselhamento do teste rápido com as enfermeiras do município Mirna Torres e Sterlane Tavares; e prática orientada de testes rápidos com Ermenegilda Freitas, bioquímica do Hospital Tarcísio Maia e apoiadora do Programa DST/AIDS da II URSAP.

O curso facilitará a realização, em menor tempo, dos testes rápidos, no 1º e 3º trimestre da gestação, reforçando o compromisso firmado pelo município com a Rede Cegonha, na garantia da assistência pré-natal qualificada.

 

Texto e fotos: Jessica Leite

 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Pular para o conteúdo