Facebook
6 de junho de 2018 - Em:

Secretaria de Saúde prepara realização de novo mutirão de cirurgias de catarata

Possivelmente ainda durante o curso deste mês de junho a Prefeitura do Assú, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a clínica oftalmológica HGO, promoverá um novo mutirão de procedimentos cirúrgicos para correção de catarata. A informação é prestada pelo titular do órgão público, Luís Eduardo Pimentel Soares. Ele declarou que a Secretaria já tem pré-identificados os pacientes que poderão ser submetidos à intervenção cirúrgica.

Disse que tão logo os preparativos estejam finalizados a data do mutirão será anunciada publicamente. Hoje, o único tratamento para catarata é o cirúrgico, durante o qual é feita a substituição do cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida. Luís Eduardo destacou que a operação é uma medida segura e que possui elevado impacto na melhoria da qualidade de vida do paciente. “Com a cirurgia é possível permitir à pessoa acometida de catarata voltar a enxergar e ter uma vida normal”, complementou.

Doença – A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez.

Imagem : Ilustração/Assessoria



 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras