Secretária dialoga com ASA sobre inclusão de docentes para alunos surdos

A secretária municipal de Educação e Cultura, Shirley Pinto, voltou a se reunir esta semana com membros da Associação dos Surdos do Assú – ASA acerca da proposta da entidade, já acolhida com simpatia pelo prefeito Gustavo Montenegro Soares, sobre a inclusão de professores com especialidade na Língua Brasileira de Sinais – Libras no corpo docente para atender a demanda existente na rede pública municipal de ensino. A reivindicação foi exibida ao gestor numa audiência em seu gabinete, ocorrida dia 19 de dezembro passado.

A ASA revelou que o pedido, agora reiterado, existe desde 2012 e busca criar uma condição adequada e justa ao ensino-aprendizagem dos deficientes auditivos da rede educacional. “O prefeito e a Secretaria são sensíveis à solicitação e estamos estudando a melhor forma de atender este pedido”, disse a secretária. Por determinação do chefe do Executivo, a Secretaria executará um estudo de viabilidade técnico-financeira, observando-se a compatibilidade com as limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, com referência ao pleito.

“Temos algumas opções que estão sendo cuidadosamente analisadas juridicamente para suprir esta demanda”, frisou Shirley Pinto. O encontro com o prefeito, em dezembro, ocorreu com a presença de uma comitiva da ASA, formada pelos dirigentes Suzanira Souza e Victor Mendes, e alguns pais de alunos surdos. Também participaram da reunião o Controlador Geral do Município, Pablo Ramos; a presidente do Conselho Municipal de Educação – CME, Maria Auxiliadora Silveira Silva; e, os vereadores Tê, Elizangela e João Paulo.

Imagem: Marcos Costa/Assessoria