Secretário crê em inauguração de Aterro Controlado até o mês de outubro

Prazo previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pactuado entre a Prefeitura do Assú, o Ministério Público do RN (MPRN), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema/RN), outubro vindouro deverá marcar a conclusão das obras de engenharia para implantação do Aterro Controlado do município, localizado na zona rural.

O prognóstico é feito pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Jonaelson Medeiros (foto).

Ele exaltou o compromisso do prefeito Gustavo Soares em executar o empreendimento estruturante que, mais adiante, permitirá a desmobilização do lixão.

Enalteceu a postura do chefe do Executivo em demonstrar fidelidade ao documento celebrado, comportamento diferente do da gestão passada, que firmou igual TAC, mas não cumpriu o que nele foi acordado, gerando sanções financeiras contra o município, atenuadas diante do comprometimento do governo atual em dar resolução ao caso.

A gestão atual encarou o tema com seriedade e a obra está sendo realizada dentro do cronograma; acreditamos que em outubro poderemos entrega-la à população. É importante destacar que a etapa posterior deste projeto é a erradicação do lixão, que existe inadequadamente dentro do setor urbano da cidade a mais de 50 anos, e que tem provocado transtornos por conta da combustão que ali se observa, em razão da queima espontânea de gases”, relatou o auxiliar.

A obra representa um investimento total de R$ R$ 251.737,30.

Imagem: Alex Silva/Assessoria