Seminário visa fortalecer sistema de proteção infanto-juvenil, enfatiza secretária

Estabelecer um maior estreitamento entre os órgãos que compõem a rede de proteção ao público infantil-juvenil em condição de maior vulnerabilidade para crimes de abuso sexual e procurar obter uma maior conscientização de todo o conjunto da sociedade para o tema, estão entre os propósitos da agenda definida pela Prefeitura do Assú para assinalar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, festejado anualmente em 18 de maio. Assim descreveu a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação, Helenora Rocha.

O evento com tal fim está programado para esta quinta-feira, dia 17, a partir de 8 horas da manhã, no Cine Teatro Pedro Amorim. O Seminário de Articulação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Sexual é articulado pela pasta, através do Centro de Referência Especial em Assistência Social – CREAS e pelo Centro de Referência em Assistência Social – CRAS. Helenora Rocha frisou que a ação local está incluída dentro de um roteiro de eventos que têm registro neste período em todo o território nacional.

“Esperamos que o seminário oportunize um debate aprofundado sobre a questão e que toda a sociedade possa estar integrada a essa discussão”, disse ela. O tema central é “Assú na construção de uma Rede eficaz e eficiente de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho, cidadania e Habitação do Executivo assuense, a promoção do seminário reafirma o pleno compromisso da administração Gustavo Soares-Sandra Alves com ações que previnam e inibam a violência sexual contra crianças e adolescentes no município.

Imagem : Deybson Werick/Assessoria