Setor de saúde reforça ações de prevenção e combate às hepatites virais

No ano de 2010 foi instituído pela Organização Mundial da Saúde – OMS o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, cuja comemoração se repete desde então sempre no dia 28 de julho. As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A, B, C, D e E). Possuem distribuição universal e existem diferenças territoriais na ocorrência e magnitude destas de acordo com o agente etiológico e o tipo de exposição das pessoas aos vírus.

Em Assú, o setor de saúde pública está totalmente engajado aos esforços para prevenir e combater as hepatites virais, segundo transmite a secretária municipal de Saúde, Viviane Lima. Estas atividades, que batizam o mês de Julho Amarelo, visam conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais. A secretária declarou que, por todo o curso deste mês, a estrutura pública municipal de saúde desenvolveu todo um trabalho voltado ao tema.

Como ponto culminante de toda esta programação, registrou Viviane Lima, acontecerá no próximo dia 31 de julho, quarta-feira, o “dia D” do Julho Amarelo em Assú, sendo que a Unidade Básica de Saúde – UBS Antônio Carlos Dantas da Silva, localizada no bairro Frutilândia, foi o local escolhido para tal realização. “Nesse dia haverá uma série de atendimentos gratuitos à população em geral, com palestras, orientações sobre as hepatites, testes rápidos, dentre outros serviços”, observou a secretária municipal de Saúde.

Imagem: Assessoria