Terceira edição do Mutirão do Glaucoma em Assú promoveu mais de 630 atendimentos

Na avaliação da diretora-geral do Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, Erlane Nóbrega, atingiu os objetivos a terceira etapa do ano do Mutirão do Glaucoma, realizado dias 6 e 7 deste mês. Ela contou que a atividade contou com a participação de pacientes de um total de oito municípios: Assú, Carnaubais, Porto do Mangue, Pendências, Alto do Rodrigues, São Rafael, Ipanguaçu e Itajá. O Mutirão ocorre trimestralmente. A quarta edição será realizada em outubro.

Erlane Nóbrega descreveu que o Mutirão consiste no acompanhamento de pessoas portadoras de glaucoma em sua forma crônica e que dependem da utilização do colírio específico para o controle da doença. Este público é atendido por uma equipe médico-oftalmológica especializada, que promove a verificação da pressão intraocular e determina a aplicação da correta dosagem da medicação. Ela explicou que houve um crescimento de aproximadamente 100 (cem) pessoas entre a etapa deste mês e a anterior, vivenciada em abril.

A diretora-geral do Centro Clínico narrou que no primeiro dia do Mutirão do Glaucoma – quinta-feira, dia 6 – foram atendidos 404 (quatrocentos e quatro) pacientes de toda a região. No dia seguinte – sexta-feira, 7 –, a prestação de serviço alcançou 233 (duzentos e trinta e três) pacientes. O total de atendimentos durante os dois dias foi de 637 (seiscentas e trinta e sete) pessoas. Erlane Nóbrega destacou que, a fim de propiciar mais comodidade e acessibilidade às pessoas, o Mutirão do Glaucoma transcorreu no interior do Posto Central.

Foto: Alex Silva