UBS Frutilândia é o segundo equipamento público do Assú dotado de sistema fotovoltaico

Colocado em operação na noite desta quinta-feira, dia 29, o kit de geração de energia a partir da captação dos raios solares da Unidade Básica de Saúde – UBS Antônio Carlos Dantas Silva, no bairro Frutilândia, fez do referido posto de atendimento a segunda instalação pública do Assú a dispor do suprimento energético alternativo e limpo, resultante da parceria institucional firmada entre a Prefeitura e a Engie Brasil Energia. Anteriormente, a Escola Municipal Vereador Hermenegildo Bezerra de Oliveira, na comunidade rural de Palheiros II, fora contemplada com idêntico investimento, igualmente através da união dos dois entes.

A cerimônia oficial de ativação do grupo gerador fotovoltaico aconteceu nas dependências da mencionada UBS e contou com a participação do prefeito Gustavo Montenegro Soares. “Tenho reiterado que, mais do que somente crescer, o Assú necessita desenvolver-se cada vez mais, e neste caso, estamos tornando realidade uma ação de desenvolvimento agregada à inovação, permitindo que os órgãos públicos possam usufruir de uma energia limpa que atrai o interesse de todo o mundo atualmente e, mais do que isso, uma fonte de energia que vai baratear os custos da gestão com este insumo”, declarou o prefeito.

Em Assú, além da UBS do Frutilândia, outras duas unidades de saúde serão igualmente dotadas de tal aparelhagem: a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas do bairro Alto São Francisco e a UBS do bairro Feliz Assú. Também atenderá, além da já citada, quatro unidades municipais de educação: Escola Antônio Guerra, em Linda Flor; Escola Monsenhor Júlio Alves Bezerra, em Nova Esperança; Escola Janduís, na COHAB; e, CEPA, no Frutilândia. Cálculos projetados pelos técnicos da própria Engie estimam que o município poderá experimentar uma economia anual de R$ 1 milhão com o custeio de energia.

Afora os módulos solares que irão abastecê-la de energia, a UBS Frutilândia ganhou todo um projeto de eficiência energética elaborado pela Engie. Acompanhada por secretários, adjuntos, diretores, coordenadores, servidores públicos em geral da saúde e de outros setores da Prefeitura, dirigentes da Engie e de outras entidades e instituições, a solenidade registrou no dispositivo oficial, além do prefeito, com a presença do técnico ambiental da empresa energética, Clécio Lima; da consultora de Projetos, Mariana Costa; da secretária de Saúde, Viviane Lima; e, dos vereadores Wedson Nazareno, Elizangela Albano e Fabielle Bezerra.

Imagens: Marcos Costa/Assessoria