UBSs do município reforçam ações de prevenção contra a IST/AIDS durante este mês

A Secretaria Municipal de Saúde de Assú, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, Setor de IST/AIDS, juntamente com as Unidades Básicas de Saúde – UBSs, sequencia por todo este mês de dezembro uma série de ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs. Serão oferecidos exames rápidos de HIV, sífilis e hepatites, distribuição de preservativos, além de palestras educativas.

Na quarta-feira, dia 18 de dezembro, as UBSs da comunidade rural de Linda Flor e do bairro Frutilândia, realizaram uma mobilização de conscientização sobre ISTs/AIDS. De acordo com informação do enfermeiro Igor Fernandes, a ação ofertou as pessoas que estiveram prestigiando o evento, testes rápidos para ISTs, palestras, distribuições de preservativos, panfletagem, atendimentos médico, odontológico e enfermagem. “A prevenção é sempre a melhor forma de evitar maiores problemas no futuro”, disse a secretária Viviane Lima.

Os testes são indicados para qualquer pessoa que se enquadre nos seguintes critérios: gestantes e seus parceiros sexuais, pessoas que realizaram relação sexual sem o uso da camisinha, para quem já teve alguma doença sexualmente transmissível ou tuberculose e para aqueles que já compartilharam agulhas ou seringas. “A saúde é uma das prioridades da administração e vamos continuar trabalhando pelos assuenses. Estamos sempre buscando o melhor para a nossa cidade e mais qualidade de vida para a população”, frisou o prefeito Gustavo Montenegro Soares.

Imagens: Igor Fernandes