Facebook
26 de julho de 2018 - Em:

Unidade de geração de energia fotovoltaica em escola será entregue nesta quinta-feira

Intitulado de Eficiência Energética, o projeto que consiste na instalação de kits fotovoltaicos para diminuição do consumo de energia em prédios públicos do município de Assú, terá inaugurada sua primeira etapa nesta quinta-feira, 26, às 10h30, em cerimônia que terá a presença do prefeito Gustavo Soares e representantes da empresa Engie Energia Brasil, executora do projeto. A solenidade ocorrerá na Escola Municipal Vereador Hermenegildo Bezerra de Oliveira, na comunidade de Palheiro II, situada próxima à Usina Solar Assú V, pertencente à Engie Brasil.

Os recursos para o investimento são oriundos de aporte gerado pela Engie por meio do Fundo para Infância e Adolescência – FIA, através do 13º Grupo de Escoteiros Maxwell de Barros Machado, órgão proponente.  Além deste núcleo escolar, outros centros educacionais bem como outros equipamentos públicos igualmente serão dotados de placas de absorção da energia solar que incrementarão o suprimento energético desses órgãos e proporcionará uma redução substancial no custo de luz elétrica para o erário municipal. “É uma ação inovadora e que já atrai a atenção de outras cidades do país”, disse Gustavo Soares.

A instalação do sistema iniciou em abril passado. No dia 8 de abril, a Escola Municipal Vereador Hermenegildo Bezerra de Oliveira recebeu a instalação de 24 módulos solares, com 340 Watt-pico (Wp) cada, gerando um potencial energético de 7.94 kWp. A etapa seguinte consistiu na instalação dos inversores e a substituição de 116 lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED nas salas de aula, salas do departamento administrativo, área comum e de serviços. O projeto proporcionará uma compensação de até 90% do consumo de energia elétrica, o que representará uma economia anual superior a R$ 6.500,00 na escola.

Imagem: Deybson Werick



 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras