1º Fórum Comunitário do Selo Unicef de Assú cria Plano de Ação Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes

A Prefeitura do Assú, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Comissão Intersetorial do Selo Unicef promoveram o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef em Assú. O evento aconteceu no Cine Teatro Dr. Pedro Amorim e contou com a participação de diversas entidades que trabalham em prol da infância e adolescência. Na ocasião, ocorreu a construção e validação do Plano de Ação Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Durante o evento, foi apresentado o decreto que dispõe sobre a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância e institui a Comissão Municipal encarregada de promover e coordenar a elaboração do plano. Ao final do fórum, ocorreram a análise, o debate, a realização de ajustes e a aprovação do plano, um documento que tem como intuito guiar o município na caminhada pela melhoria da vida das crianças e adolescentes, além da adesão ao Selo Unicef.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer os avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Com a adesão, a gestão municipal do Assú assume e reafirma o compromisso de criar e manter políticas públicas voltadas para infância e adolescência como prioridade.

A ocasião contou com a participação da vice-prefeita Fabielle Bezerra, representando o prefeito Gustavo Soares. “A jornada que leva um município até ser inserido no Selo Unicef exige muito de toda e qualquer gestão, porque a causa da criança e do adolescente envolve muito comprometimento. E é isso que a gestão do Assú tem demonstrado ao longo da nossa administração, um compromisso com o querer, com o cuidar, com o ofertar aos nossos meninos e meninas direitos e ações que podem transformar as suas vidas.”, discursou Fabielle.

No 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef em Assú, além da vice-prefeita Fabielle Bezerra, estiveram participando o vereador Francisco de Assis Souto (Tê), Kécia Maia, Cláudia Cezário e Débora Cavalcante (secretárias de assistência, educação e sáude) Alexandre Douglas (articulador do Selo Unicef), Ana Raquel (presidenta do CMDCA) e demais autoridades.