Assú encerra atividade do Dezembro Vermelho na UPA 24h

Nesta sábado, foi realizado o ponto alto da campanha Dezembro vermelho no Assú. A ação teve o objetivo de realizar durante um mês ações de prevenção e conscientização ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (IST’s) na UPA 24 Horas Dr. Milton Marques de Medeiros.

Durante todo o mês de dezembro, diversas atividades foram realizadas na unidade com distribuição de preservativos e conversas sobre IST’s. Uma realização da Prefeitura Municipal do Assú, Secretaria Municipal de Saúde, UPA 24 Horas Dr. Milton Marques de Medeiros, em parceria com a Pastoral da AIDS e Apoio do DEMUTRAN.

Assú conta com profilaxia Pré e Pós exposição ao HIV, que acontece da seguinte forma: Caso o(a) individuo(a) tenha exposição sexual desprotegida, onde ocorra o rompimento do preservativo ou acidente com perfurocortante, pode dirigir-se à UPA Assú em até 72 horas e realiza a profilaxia pós exposição – PEP, que consiste em realização de exames e uso de medicamentos antirretrovirais que evitam a contaminação pelo vírus, já a profilaxia Pré-Exposição – PREP é o uso de medicamento antes da exposição sexual que permite o organismo se preparar para enfrentar um possível contato com o vírus.