Coordenadora de Saúde Mental avalia positivamente a campanha “Janeiro Branco”

Realizada durante o período de 16 a 30 de janeiro passado, a campanha “Janeiro Branco” em Assú teve o balanço geral totalmente satisfatório. A avaliação é da enfermeira Kísia Cristina Oliveira Melo, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. Ela considera que a realização foi extremamente válida na medida em que oportunizou propagar mais informações sobre saúde mental e expor uma série de esclarecimentos úteis sobre o tema. A coordenadora observou também que a iniciativa encontrou excelente receptividade nas pessoas em geral.

A campanha ocorreu com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação de técnicos do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. “Janeiro Branco” é uma ação voluntária sem fins lucrativos e que convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito dela, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas e sobre suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos. A conclusão ocorreu terça-feira com um grande ato público na Praça do Rosário, centro da cidade.

O itinerário da campanha foi marcado por palestras-relâmpago que tiveram lugar ao interior de diversas Unidades Básicas de Saúde – UBSs, além do Pronto Socorro Municipal e do Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho. De acordo com informação de Kísia Cristina, a iniciativa objetiva mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus sobre o assunto e promovendo mais possibilidade de saúde mental a todos os indivíduos e a sociedade como um todo. No final da campanha, técnicos do CAPS e do NASF e pacientes do CAPS distribuíram panfletos com frases de apoio emocional.

Imagens: Kísia Cristina/Reprodução