Prefeitura do Assú promove Agosto Lilás com diferentes faixas etárias e ações sociais

A Prefeitura Municipal do Assú, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação, está realizando o Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra as mulheres que, em Assú, se estrutura com ações de prevenção, orientação e combate da violência junto ao apoio socioemocional às vítimas. Nesta quinta-feira (12), a coordenadora do Cras II, Larytsa Silva, esteve com os chefes do executivo, o prefeito Gustavo Soares e a vice-prefeita, Fabielle Bezerra, além das vereadoras Karielle Medeiros, Sônia Maria, Elisangela Albano e Delkiza Cavalcante com o objetivo de unir forças com a representatividade de mulheres do Poder Legislativo para a promoção de ações que fortaleçam a rede de proteção às mulheres que sofrem com a violência doméstica na cidade.

Larytsa destacou ainda que “estamos à disposição daquelas mulheres que estão passando por alguma situação como essa ou que são vítimas desse tipo de violência. Que as mulheres assuenses contem com todo nosso apoio não apenas durante o Agosto Lilás, mas em todo o ano.”. Ainda segundo a coordenadora do Cras II, o trabalho de Assitência Social para diminuição desses casos é desenvolvido continuamente, e sempre reforçando a importância do trabalho preventivo, que é o foco da programação do calendário deste ano.

As frentes de atuação incluem também orientações aos adolescentes para que eles possam identificar a violência no ambiente familiar e saibam quem procurar para efetivar denúncias, acionando a rede de proteção e amparo. Outro fato relevante mencionado por Larytsa foi que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico poderá atuar na oferta de vagas em cursos de capacitação profissional para as mulheres obterem renda e serem financeiramente independentes, fato crucial para a superação do contexto de abusos.