“Projeto de quintais produtivos pode fomentar economia rural”, prevê secretária

O incremento de quintais produtivos pode se constituir num canal indutor da economia nas povoações rurais onde a experiência está sendo posta em prática. A opinião é da secretária municipal adjunta de Finanças, Aparecida Dantas, que, nesta segunda-feira, dia 12, ao lado de outros representantes do Poder Executivo municipal e parceiros, esteve presente ao início dos módulos de oficinas preparatórias do projeto, que é executado pela Prefeitura do Assú e a Engie Energia Brasil, como parte das compensações ambientais do grupo empresarial pelo investimento que promove no município.
Nesta ação é beneficiada a classe produtora rural das comunidades Professor Maurício Oliveira e Bela Vista Piató. Aparecida Dantas frisou que os quintais produtivos fazem parte da composição da paisagem de uma pequena propriedade baseada na produção familiar. Acrescentou que a produção agroecológica é fundamentada na utilização de insumos internos produzidos no próprio local de produção como: folhas de árvores, cinzas, estercos (aves, caprinos, bovinos e outros). “Outro aspecto importante é a geração de trabalho e renda para os integrantes da família”, reforçou.
O primeiro curso/oficina, com apoio técnico da Incentive Projetos e Eventos, foi iniciado nesta segunda-feira, dia 12, e se prolongará até a próxima sexta-feira, dia 16, com o título “Empreendedorismo/Educação Ambiental – Gestão de Pequena Propriedade Rural – Organização e Gestão”, abrangendo as comunidades Professor Maurício Oliveira (de 8 às 12 horas) e Bela Vista Piató (de 14 às 18 horas). O roteiro de oficinas vai sequenciar até o mês de maio, compreendendo moradores das citadas localidades rurais.

Imagens: Marcos Costa/Assessoria